recicláveis no meu condomínio?
Para implantar a separação de recicláveis em um condomínio, seja ele de casas ou apartamentos, basta especificar um local para a colocação de contêineres para cada material e logo após comunicar a todos os moradores.
E se no meu condomínio não houver espaço para os contêineres?
Não há problema nenhum.
A separação dos materiais recicláveis pode ser feita e armazenada dentro da própria residência até o dia da coleta. Já que os resíduos estarão limpos, não produzirão mau cheiro.
Porém, o síndico ou o funcionário responsável deve orientar os moradores para colocar a sacola de lixo reciclável para ser recolhida somente no dia da passagem do caminhão.
Assim, evita-se que se acumulem lixos nas calçadas e que alguém mexa no lixo, o que é proibido.
Onde armazenar o lixo até a coleta?
Para que não ocupe muito espaço, o lixo deve ser compactado, ou seja, os papéis devem ser colocados em pilhas, as latinhas amassadas, as garrafas pet (plásticos), por exemplo, colocadas separadas, assim como os vidros. Em seguida, o lixo deve ficar dentro de sacos de plástico resistente, ou no caso das pilhas de papel, amarrada com barbante ou outra fita resistente, e armazenado em local fechado e ao abrigo de sol e chuva até o dia da coleta.
Caso o meu condomínio não adote o procedimento de separação de lixo
Claro que pode. O fato de o síndico do seu prédio não aderir a este procedimento não interfere em nada na sua escolha.
Como em resposta anterior, o lixo reciclável pode ser armazenado dentro da sua residência, por não exalar mau cheiro, até o dia que a coleta seletiva for passar na sua rua.